GERAL
IRRF: o leão ‘abocanhou’ quase 4 mil acreanos na malha fina
No Acre, ainda existem 3. 845 pessoas que estão tendo suas declarações do Imposto de Renda revisadas pela Receita Federal.
De acordo com a Receita, 58,1% das razões de retenção em fiscalização rigorosa em todo o país este ano, em 2023, são devido a deduções, sendo que as despesas médicas são o motivo principal de retenção, representando 42,3% do total de razões de retenção.
Fora as deduções, 27% da retenção em malha acontecem quando as pessoas não informam todos os ganhos que devem ser ajustados anualmente pelos titulares e dependentes declarados. E 10,0% ocorrem devido a diferenças nos valores do Imposto de Renda retido na fonte entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF.
No final, 4,3% dos erros da fiscalização são relacionados a problemas nas contas dos impostos a serem pagos, problemas com o recebimento de rendimentos acumulados e diferenças entre os valores declarados no carnê-leão e imposto complementar e os valores realmente pagos.
Quando uma pessoa cai na malha fina da Receita Federal, isso quer dizer que houve algum erro na declaração do Imposto de Renda. O erro pode ocorrer se alguém preencheu informações incorretas, se o desempenho não é compatível ou se há suspeita de fraude.
Para consultar sua restituição de imposto de renda, o contribuinte precisa ir ao site da Receita Federal https://www.gov.br/receitafederal e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois, é só procurar a opção “Consultar a Restituição”. A página mostra como usar o serviço e onde encontrar ajuda. Você pode verificar o status da sua declaração usando um extrato de processamento que está disponível no e-CAC. Se você encontrar algum erro na sua declaração de imposto, você pode corrigir as informações erradas.