Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CONCURSO

PL deve garantir prorrogação do Cadastro de Reserva do concurso da Polícia Civil do Acre

Publicado em

A poucos dias de encerrar o prazo do último concurso da Polícia Civil, realizado em 2018, no que diz respeito ao cadastro de reserva, que, segundo os deputados, não seguiu a regra de dois anos com prorrogação por mais dois anos, o deputado estadual Pedro Longo, após conversa com os demais deputados, apresentou o Projeto de Lei que garante essa prorrogação.

“Não é um projeto meu, mas da casa e de todos os 24 parlamentares. Nós tivemos, mais recentemente, reuniões nas quais estiveram envolvidos os deputados Manuel Moraes, Edvaldo, Arlenilson, Eduardo Ribeiro, e em outros momentos tivemos pronunciamentos da deputada Michelle, quando líder do governo. Acredito que todos já se manifestaram sobre essa questão do cadastro de reserva da Polícia Civil. Então a fórmula que encontramos, buscamos obter do governo. Sabemos que a burocracia às vezes é complexa e leva tempo, com pareceres, então precisávamos encontrar um caminho, já que ao final dessa semana o prazo encerra. A solução que encontramos depois de um estudo com a equipe jurídica foi a apresentação deste projeto de lei, porque ele oferece segurança tanto aos integrantes desse cadastro quanto ao governo, para que adote as medidas necessárias,” explicou Pedro Longo.

Continua depois da publicidade

Na oportunidade, ele leu a justificativa do PL. “Essa proposta surge diante da necessidade de ajustarmos o cronograma de convocação dos aprovados, levando em conta a situação complexa e desafiadora que o estado enfrenta nos últimos anos. A prorrogação permitirá que a administração pública estenda a validade do concurso, sem que haja obrigatoriedade de convocação. Nós somos sempre muito transparentes. Estamos dando aqui mais uma oportunidade, o que não quer dizer que necessariamente todos serão convocados, tendo em vista que a questão das vagas, aspectos financeiros e outras são questões que devem ser legalmente consideradas. Além disso, essa medida é economicamente viável, evita gastos com a convocação e, eventualmente, um novo concurso para preenchimento de vagas,” justificou ele.

Pedro Longo destacou que essa é uma contribuição que a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) oferece, e que isso foi um compromisso que o governador Gladson Cameli assumiu em 2018, mostrando todos os esforços. Em momentos passados, esse concurso chegou a ser dado como encerrado, mas a Aleac conseguiu reabri-lo na legislatura anterior com base em parecer jurídico.

Continua depois da publicidade

“Na época, o gabinete do deputado Roberto Duarte, no meu gabinete, conseguimos convencer a administração de que era viável dar prosseguimento, e agora estamos apresentando à casa e pedindo apoio dos colegas para que possamos oferecer essa possibilidade. Tenho certeza de que o governador também ficará satisfeito com essa solução. É uma solução que não resolve de imediato, mas mantém viva a esperança, e esse sempre foi o nosso compromisso”, finalizou Longo.

Após destravada a pauta, por causa de vetos e preposições, que foram votadas, os deputados aprovaram, por 14 votos, o Projeto de Lei apresentado por Pedro Longo.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement