GERAL
Bocalom decreta situação de emergência devido à seca do Rio Acre
A prefeitura de Rio Branco declarou nesta quarta-feira, 27, que há um problema sério causado pela falta de chuva. Isso fez com que o nível do Rio Acre diminuísse muito e também trouxe uma seca forte nos últimos meses. A prefeitura pede ajuda urgente para resolver essa situação. O prefeito Tião Bocalom (PP) assinou o documento.
Segundo o capitão Lopes, da Defesa Civil, o nível do Rio Acre chegou a 1,41 metros nesta manhã (27), mesmo após mostrar sinais de melhora no começo de setembro.
O prefeito disse que o problema está afetando os bairros da capital do Acre. Ele ressaltou que todo mundo sabe que o Rio Acre está diminuindo muito, por isso ele resolveu assinar o decreto, que vai incentivar investimentos no Saerb, como a perfuração de poços na cidade.
Para Bocalom, é necessário tomar medidas para acelerar as ações, como perfurar poços, que é a maneira de obter água do solo, ação essa que nunca foi feito nas gestões anteriores.
Ainda segundo Bocalom, a equipe do Saerb vai pedir a ajuda de universidades do Acre e de Brasília para encontrar água boa. A UFAC e UNB vão ser os responsáveis por cavar dois buracos para estudar o lençol freático. Serão cavados dois poços, um no Primeiro Distrito e outro no Segundo.
A prefeitura tem um projeto na Cidade do Povo para investigar a qualidade da água, e todos os custos estão sendo bancados pela Prefeitura, que chega em torno de R$ 4 milhões.