Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Após tragédia na capital, BPT lança campanha de conscientização “Cerol Mata’

Publicado em

O Batalhão de Policiamento de Trânsito lançou ainda na quinta-feira, 5, a campanha “Cerol Mata”, que visa conscientizar a população em geral sobre o uso do cerol em brincadeira de pipa.

A campanha deve início, horas após uma tragédia, onde motociclista Fernando Morais Júnior, de 25 anos, morreu degolado por uma linha chilena em via pública na tarde desta quinta-feira (5), na Rua São Matheus, no Conjunto Novo Esperança, em Rio Branco (AC).

Saiba mais: Jovem de 25 anos morre degolado por linha chilena em Rio Branco 

Continua depois da publicidade

A campanha, segundo a instituição, alerta sobre os perigos do uso de cerol em pipas e papagaios. “Há anos, o Batalhão de Policiamento de Trânsito faz esse trabalho de conscientização em escolas, durante as operações de trânsito e em locais onde grupos se reúnem para soltar pipa”, diz a publicação.

O órgão explica que o cerol é uma mistura cortante, muitas vezes composta por vidro moído e cola, que é aplicada nas linhas das pipas para torná-las mais afiadas. O que representa um sério risco de danos graves ou mortais que podem ocorrer quando essas linhas cortantes entram em contato com pessoas em motocicletas, bicicletas ou até mesmo pedestres.

Vale ressaltar que a venda e o uso da linha com cerol ou linha chilena, são considerados crimes e proibidos por Lei. Qualquer outro tipo de linha cortante também é considerado crime penal nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

Além disso, as penas variam de acordo com os delitos: lesão corporal leve de 3 meses a 1 ano de detenção; grave de 1 a 5 anos; gravíssima de 2 a 8 anos; seguida de morte de 4 a 12 anos; culposa de 2 meses a 1 ano.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress