BRASIL
Segundo grupo de brasileiros resgatados decola de Israel rumo ao Brasil
O segundo grupo de brasileiros resgatados da zona de conflito entre Israel e o Hamas decolou nesta quarta-feira (11) às 12h30, no horário de Brasília, de volta ao Brasil. Além dos 214 passageiros, três gatos e um cachorro estão na aeronave. A previsão de chegada do avião ao Rio de Janeiro é às 3 da madrugada desta quinta-feira (12), na Base Aérea do Galeão. Outra aeronave já está em Roma, capital da Itália, e aguarda instruções para seguir para Tel Aviv.
O planejamento do governo federal prevê o repatriamento de 900 pessoas na primeira fase da Operação Voltando em Paz. Para isso, cinco voos estão programados, e o primeiro pousou em Brasília na madrugada desta quarta.
O quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai atuar no resgate de brasileiros decola nesta quarta para a capital italiana. O modelo é o mesmo que trouxe os primeiros repatriados. É a maior aeronave da FAB e consegue transportar mais de 200 passageiros.
Entenda a operação
O grupo interministerial formado pelo Itamaraty e o Ministério da Defesa planeja enviar cinco voos no total à área de conflito até sábado (14). A segunda fase da operação está sendo elaborada. Além dos tripulantes, médicos e psicólogos participam do traslado para prestar suporte aos brasileiros repatriados.
O diretor do Departamento Consular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), ministro Aloysio Mares Dias, afirmou que a pasta recebeu 2.723 registros no formulário disponível de brasileiros na região; porém, nem todos pediram para voltar para o Brasil.
“Temos algumas duplas ou triplas inscrições. Não necessariamente todos pediram repatriação. São registros de nomes que a embaixada disponibilizou. Alguns disseram apenas onde estão”, explicou.
Brasileiros em Gaza
O governo federal negocia com o Egito a repatriação de cerca de 50 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O território tem 11 km de fronteira com o país africano. O chanceler Mauro Vieira acredita que o caminho é o melhor possível para retirar os brasileiros de Gaza, zona onde o confronto entre Israel e o grupo palestino Hamas é mais intenso.