CIDADES
Por falta de inscrições de pacientes, carreta do Hospital do Amor terá que adiar ida a Cruzeiro do Sul
A Carreta do Hospital do Amor, que estava programada para realizar exames de mamografia e detecção de câncer de colo de útero em Cruzeiro do Sul no mês de novembro, teve que adiar sua visita devido à falta de inscrições de pacientes.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Valéria Lima, a expectativa era atender até 600 mulheres, porém, até o momento, apenas 200 se inscreveram para realizar os exames. Diante dessa situação, o atendimento será remarcado para o mês de dezembro.
As inscrições estão abertas para mulheres entre 25 e 69 anos e podem ser feitas nas unidades de saúde de Cruzeiro do Sul. Para o exame preventivo, devem agendar mulheres entre 25 e 64 anos, enquanto para a mamografia, a faixa etária é de 50 a 69 anos. Esses exames são essenciais na detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, duas doenças que afetam significativamente as mulheres no Brasil.
Para realizar o agendamento, as interessadas devem comparecer às unidades de saúde portando a Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
É importante ressaltar que no ano passado foram registrados no Acre 130 novos casos de câncer de mama e 163 casos de câncer do colo do útero. Infelizmente, ocorreram 18 óbitos relacionados ao câncer de mama e 20 óbitos relacionados ao câncer do colo do útero nesse mesmo período. Em 2021, já foram registradas 62 mortes em decorrência dessas doenças no estado, segundo os dados do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Valéria Lima, é fundamental que as mulheres estejam atentas à importância da prevenção e realizem os exames regularmente, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas.