Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Israel é atacado por 9 mísseis lançados do Líbano e revida

Publicado em

As Forças de Defesa de Israel (FDI) declararam neste domingo (15/10) ter interceptado cinco de nove foguetes lançados do Líbano pelo Hezbollah contra território israelense. Disseram ainda que já iniciaram a resposta aos locais de ataques.

No canal oficial das FDI no Telegram, foi informado que “jatos de combate das FDI estão atualmente atacando a infraestrutura militar do Hezbollah no Líbano”.

Ao mesmo tempo, foi recebido um relatório sobre um tiroteio contra militares das FDI ao longo da fronteira com o Líbano. “Os soldados das FDI na área estão respondendo com fogo real.”

Continua depois da publicidade

Israel identificou os ataques após soarem as sirenes de alerta dos nove foguetes.

Ataque

No sábado (14/10), o grupo libanês Hezbollah assumiu a autoria do ataque ao norte de Israel, em uma região conhecida como Fazendas Shebaa. O atentado com mísseis guiados e morteiros ocorreu às 15h15 (9h15 no horário de Brasília), segundo confirmou o grupo em comunicado.

Cinco israelenses ficaram feridos. Uma das pessoas está em estado crítico e duas estão moderadamente feridas, segundo informou o jornal israelense Haaretz. De acordo com o veículo, aviões das Forças Armadas de Israel atacaram agentes que tentavam entrar no território durante o bombardeio de morteiros.

As Fazendas Shebaa estão na fronteira do Líbano com Israel. A área disputada é considerada pelo Líbano como ocupada pelo país vizinho.

Você pode gostar

O Hezbollah é uma organização libanesa que surgiu durante a guerra civil no Líbano na década de 1980. Influenciado pelo Irã e apoiado pela Síria, o grupo concentra-se na resistência contra Israel e na promoção da influência xiita no Oriente Médio.

A organização surgiu em resposta à ocupação israelense do sul do território libanês. Apoiado pelo Irã, o Hezbollah se tornou uma força de resistência contra Israel. Sua ala militar é considerada uma das mais poderosas da região, tendo lançado ataques contra alvos israelenses.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress