GERAL
O que significa a tampa verde da Coca-Cola?
Recentemente, falamos aqui no Degusta sobre a tampa amarela da Coca-Cola, que tem um significado impressionante e pouco conhecido pela maioria dos consumidores. Mas, você sabia que não há apenas essa versão? Outras tampinhas como a preta e a verde também já apareceram nos supermercados e restaurantes. Neste texto, vamos falar especificamente da tampa verde da Coca-Cola.
O que significa a tampa verde da Coca-Cola?
Conhecida internacionalmente como “Life”, a Coca-Cola Stevia chegou no Brasil em 2016 com sua tampa verde e com a promessa de ser mais saudável que a opção original, apresentando uma redução de 50% no teor de açúcares, utilizando folhas de stevia, um adoçante natural, em contrapartida ao açúcar de cana.
A bebida, adoçada por meio de uma combinação de ambos os adoçantes, tinha como objetivo atrair consumidores que apreciam a Coca-Cola, mas desejam diminuir seu consumo diário de açúcar.
O refrigerante, identificado por rótulos e embalagens verdes, chegou às prateleiras dos supermercados no primeiro semestre de 2016, nas versões PET de 1,5L e 1L, além da lata de 350mL.
A empresa também aproveitou o apoio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, usando a temática esporte/saúde para promover esse “novo produto” que estava chegando no Brasil, mas já estava disponível em outros 25 países.
Anteriormente, essa versão da Coca-Cola não era lançada no Brasil devido a uma regulamentação do Ministério da Agricultura. O decreto 6871/2009 proibia que bebidas não alcoólicas misturassem diferentes tipos de açúcares e edulcorantes em suas composições. No entanto, a autorização foi finalmente concedida em dezembro de 2015, por meio do decreto nº 8.592 do ministério.
A Coca-Cola Stevia ainda existe no Brasil?
Apesar de ter chegado muito depois no nosso país, já faz muitos anos que o refrigerante com tampa e embalagem verde não é visto por aqui. Isso faz com que a gente se questione qual foi o destino dessa impressionante bebida.
De acordo com uma matéria da Folha de São Paulo de setembro de 2018, a empresa estava deixando, naquele ano, de vender a versão do refrigerante com stevia no mercado brasileiro. Então, não! Ela não existe mais. A extinção do refrigerante verde veio junto com a decisão de trocar o nome da ‘Coca-Cola Zero’ para ‘Coca-Cola Sem Açúcar’.