POLÍTICA
Pacheco lê requerimento para criar CPI da Braskem na próxima semana
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a ler na próxima semana o requerimento para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem.
“Lido o requerimento, o passo seguinte para iniciar os trabalhos é a indicação dos integrantes pelos líderes partidários”, esclareceu o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que propôs a comissão.
Para a instalação de uma CPI, é necessário que um terço dos membros da Casa assinem o requerimento. No caso do Senado, 27 parlamentares. Até o momento, 45 senadores concordaram com a abertura da comissão.
Com a leitura do requerimento em plenário, a CPI é criada e os líderes partidários indicam os membros que vão compor o colegiado.
Entenda
As atividades de mineração de sal-gema feitas pela Braskem em Maceió provocaram afundamento do solo, tremores e rachaduras em parte da capital alagoana. Mais de 15 mil imóveis foram atingidos e 60 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.
Os imóveis condenados estavam em cinco bairros da capital de Alagoas: Pinheiro, Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Farol. O afundamento do solo abriu rachaduras em ruas, prédios e casas.
O Metrópoles fez uma reportagem especial sobre o caso, publicada em maio de 2021, assinada por Raphael Veleda e Igo Estrela. Na época, as vítimas da tragédia utilizaram muito a palavra “afundamento” como metáfora para o que estavam vivendo.