GERAL
Enem tem segunda chamada? Veja o que fazer caso fique doente no dia da prova
Faltam poucos dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a principal porta de entrada para a universidade no Brasil. Um milhão de coisas passam pela cabeça dos estudantes que estão se preparando para a prova, e essa pergunta é inevitável: “O que fazer caso eu fique doente nos dias das provas?”
O edital do exame prevê essa possibilidade e dá ao estudante a chance de fazer a reaplicação do Enem. Para isso, ele deve solicitar na Página do Participante a reaplicação em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação das provas. Neste caso, como este ano o Enem termina no dia 12 de novembro, o candidato tem até o dia 17 para pedir a reaplicação.
Mas fique atento! A reaplicação não é elegível para qualquer doença. O Inep considera apenas as doenças infectocontagiosas listadas no edital. Confira:
Tuberculose;
Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Varíola dos macacos (monkeypox);
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela;
Covid-19.
O Inep vai analisar individualmente os pedidos de reaplicação, em que deve ser enviado um documento que comprove a condição que motiva a solicitação assinado por um profissional de saúde com registro no seu Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde ou outro órgão competente.
As datas de reaplicação do exame ainda serão divulgadas pelo Inep.
O órgão prevê ainda um outro caso em que o aluno pode solicitar a reaplicação, quando ele é afetado por problemas logísticos. Mais uma vez, o edital especifica quais seriam eles, confira:
Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
O Inep informa ainda que não haverá uma segunda reaplicação do exame. Com relação a estudantes que passem mal no dia da prova, já estando na sala de aplicação do exame e que precisem deixar o local, não podem pedir para retornar nem a reaplicação.