Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Após reunião com Lula, Haddad diz que arrecadação não acompanha o PIB

Publicado em

Após reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (1º/11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que continua discutindo o cenário fiscal com o chefe do Executivo.

“Nós continuamos discutindo aquele assunto que foi objeto da nossa entrevista na segunda-feira. Conforme eu disse, eu tinha levado ao presidente um quadro do cenário fiscal em função de decisões judiciais e em função da lei complementar 160, o quanto isso estava afetando a arrecadação desse ano”, disse Haddad a jornalistas nesta quarta, ao voltar para a sede do ministério.

Em seguida, ele frisou que a arrecadação não está crescendo na mesma medida do Produto Interno Bruto (PIB).

Continua depois da publicidade

“Você veja só: o PIB está crescendo 3%, a arrecadação não está crescendo 3%, nem perto disso. Então, nós tivemos que fazer uma investigação sobre o assunto e descobrimos que as empresas estão fazendo compensação daquela decisão de 2017 do Pis e Cofins e que a subvenção está aumentando em relação ao ano passado, quando ela chegou a R$ 149 bilhões de redução de base de cálculo”, continuou.

“Então, nós estamos estressando esses dados para que o presidente seja plenamente informado dessa questão e possa depois se reunir conosco para nós endereçarmos eventualmente a antecipação de algumas medidas.”

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress