CIDADES
Formação de novo ciclone extratropical no RS terá ventos de 90 km/h
Um ciclone extratropical começa a ganhar força, a partir desta quinta-feira (2/11), na Região Sul do país. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta laranja para risco e transtornos relacionados aos ventos. As rajadas podem chegar aos 90 km/h.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a Região Sul para esta quinta e sexta-feira (3/11) é de tempestade. O acumulado de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná pode passar de 100 milímetros em 24h.
Entenda as causas do ciclone extratropical que devastou áreas do Sul
O noroeste gaúcho deve ser o mais afetado pelo ciclone. Na região, a chuva pode ultrapassar 200 mm. Há também risco de queda de granizo e danos a prédios e edifícios, além da queda de árvores e alagamentos.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para o aumento do nível do Rio Uruguai. As cidades de Iraí, Porto Mauá, Doutor Maurício Cardoso e Tiradentes do Sul podem sofrer com inundações nas próximas horas.
O ciclone extratropical está associado a uma frente fria que avança pela Região Sul. A previsão para o Rio Grande do Sul é de que os termômetros registrem temperaturas mínimas entre 2º C e 5ºC.
Desde o início do ano, a Região Sul tenta se recuperar dos estragos deixados pelos ciclones extratropicais.