Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Sindmed divulga morte de Jonh Woods, médico da Hanseníase, aos 86 anos

Publicado em

Nesta segunda-feira, 6, o Sindmed (Sindicato dos Médicos do Acre) divulgou a notícia do falecimento do médico William John Woods, conhecido como o “médico da hanseníase”, que atuou por décadas no estado do Acre. Dr. Woods, de 86 anos, nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte, e chegou ao Acre na década de 60 como missionário da Igreja Batista.

Ao presenciar o sofrimento dos seringueiros nas matas acreanas devido à hanseníase, ele decidiu estudar medicina na Universidade Federal do Amazonas, formando-se em 1974. Retornou ao Acre e dedicou-se integralmente ao combate dessa doença, tornando-se referência como “médico da hanseníase”.

Durante as décadas de 1970 a 1980, percorreu todo o estado, levando medicamentos e tratamento para os moradores de seringais, aldeias indígenas e localidades de difícil acesso no Acre. Além disso, Dr. Woods foi responsável por descobrir a cura para a doença tropical de Jorge Lobo, que é rara e tem incidência apenas na Amazônia.

Continua depois da publicidade

Seus esforços e dedicação foram reconhecidos com diversas condecorações, incluindo o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Acre.

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) lamentou a perda desse incansável defensor da saúde pública e destacou sua luta incansável em prol dos pacientes. As informações sobre as causas e o local do falecimento do médico ainda não foram divulgadas.

“A comunidade médica e toda a população do Acre estão de luto pela partida desse profissional exemplar, cujo legado será lembrado e continuará inspirando futuras gerações na área da saúde. Nossos pensamentos e condolências estão com a família e amigos nesse momento de tristeza”, lamenta o Sindmed.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress