Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Prefeito de Porto Walter é alvo de operação da PF que investiga fraude em licitação e lavagem de dinheiro

Publicado em

Nesta terça-feira, 7 de novembro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Resquícios, que tem como objetivo investigar um esquema de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa nos municípios de Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, no Acre. O prefeito de Porto Walter, César Andrade, está entre os alvos da busca e apreensão em sua residência. De acordo com a assessoria de comunicação do município, ele foi apenas ouvido durante a operação.

O esquema envolvia um núcleo político composto por agentes públicos que direcionavam e favoreciam determinadas empresas em licitações realizadas em Porto Walter. Além disso, havia um núcleo empresarial responsável por superfaturar o valor dos contratos e realizar a lavagem do dinheiro, repassando parte dos valores aos agentes públicos envolvidos.

A Operação Resquícios mobilizou cerca de 40 policiais federais, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Pau dos Ferros. Os mandados foram expedidos pela Vara Única da Justiça Federal da Subseção de Cruzeiro do Sul.

Continua depois da publicidade

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, previsto no artigo 337-L do Código Penal, lavagem de dinheiro, conforme o artigo 1° da Lei 9.613/1998, e organização criminosa, conforme o artigo 2° da Lei 12.850/2013.

O nome da operação, “Resquícios”, faz referência aos indícios de práticas criminosas encontrados em outras investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress