POLÍCIA
Iapen ainda busca por dois detentos que fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco
No dia 2 de novembro, ocorreu uma audaciosa fuga no Complexo Penitenciário de Rio Branco (FOC), onde oito detentos escaparam através de um buraco na cela 13 do pavilhão P. Até o momento, dois deles foram capturados nas imediações da unidade prisional, e um terceiro foi recapturado na madrugada seguinte. Na última sexta-feira, 3, outros três fugitivos foram encontrados em uma área de mata próxima ao presídio. Ainda permanecem foragidos Cristóvão Silva da Rocha e César Augusto Gomes de Souza.
Cristóvão, que possui quatro condenações por roubo majorado em Cruzeiro do Sul, tem previsão de progressão para o regime semiaberto em outubro de 2029. Já César tem uma condenação por roubo simples, outra por roubo qualificado, além de responder por extorsão e sequestro seguido de morte. Sua previsão de progressão para o semiaberto é em julho de 2024.
O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), Alexandre Nascimento, garantiu que as buscas seguem intensas, com equipes de inteligência e a colaboração das polícias Civil, Militar e Penal, bem como do Ministério Público Estadual.
A expectativa é que em breve haja resultados positivos nessa operação. A fuga ocorreu às 18h, quando os detentos conseguiram romper a parede da cela e alcançar a área externa do pavilhão. Em seguida, pularam o muro da unidade e adentraram uma região de mata próxima ao presídio. O Iapen-AC reforçou o empenho das equipes de segurança na busca pelos fugitivos.