CIDADES
Altas temperaturas aumentam em 40% internações de idosos em situação grave em BH
Em meio à onda de calor sobre Belo Horizonte, a internação de idosos com quadros graves aumentou em 40%. O crescimento foi registrado pela Unimed-BH nos pronto-atendimentos de sua rede de serviços na última semana. Provocada pela alta temperatura, que, na última segunda-feira (13/11), chegou a 36,1ºC, a maior da história em novembro, a tendência de alta inclui, principalmente, idosos com idade acima de 80 anos.
Quando se leva em consideração as duas últimas semanas, a central de leitos da Unimed-BH contabilizou um crescimento de 30% na procura por internações de pessoas idosas. A alta também foi notada pela gerência de atendimento móvel, ou seja, já durante o atendimento pré-hospitalar. A operadora reforçou o alerta à população para “investir nos cuidados com hidratação e alimentação adequada”.
De acordo com a operadora, os familiares e cuidadores de idosos precisam ficar atentos a sintomas da necessidade de cuidados imediatos, como, por exemplo, tonturas, confusão mental e fraqueza generalizada. É recomendável a hidratação constante, mesmo que eles não sintam sede, manter as janelas abertas e evitar o uso de agasalhos, ambientes quentes, banhos de sol sob temperaturas elevadas e uso de cobertores.
Nessa sexta-feira (17/11), a Defesa Civil prorrogou o alerta da onda de calor, que, a princípio, era até este sábado, para domingo (19/11), já que a massa de ar seco e quente permaneceu sobre Belo Horizonte. A previsão é de que a máxima neste sábado seja de 32ºC e, neste domingo, a 33ºC. Com o calor, Belo Horizonte e outros 703 municípios estão também sob alerta de tempestade com granizo.
Cuidados. Confira algumas recomendações da Defesa Civil para dias de calor:
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h;
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar;
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados;
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas;
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.