Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Quase 60% dos juízes do TJAC ganharam mais que os ministros do STF em 2022

Publicado em

No ano de 2022, um levantamento realizado pelo professor associado da Fundação Dom Cabral e colunista do Valor Econômico, Bruno Carazza, revelou que quase 60% dos juízes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) receberam salários superiores aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Embora esse número seja significativo, é importante ressaltar que o TJAC possui a menor porcentagem entre todos os Tribunais de Justiça do país nessa situação. Em sete estados, Alagoas, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Sergipe, o percentual chega a 100%.

Continua depois da publicidade

Os dados disponibilizados no Portal do TJAC mostram que o tribunal acreano conta com 50 juízes titulares e 13 substitutos.

No entanto, quando analisamos os números dos Tribunais Regionais Federais (TRF) da 1ª Região e do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, que incluem o Acre entre outros estados, observamos um aumento nos percentuais de juízes que recebem salários acima dos ministros do STF. No TRF da 1ª Região, esse percentual é de 66%, enquanto no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região chega a 80%.

Continua depois da publicidade

Esses dados são apresentados em um gráfico elaborado pelo próprio Bruno Carazza com base em informações compartilhadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O autor destaca que mesmo diante desses números, muitos magistrados ainda consideram que são mal remunerados.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement