Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

Taylor Swift: como sites gringos cobriram problemas no Brasil e por que estão sendo criticados?

Publicado em

A passagem de Taylor Swift pelo Brasil em 2023 ainda está na metade, mas os trágicos acontecimentos no Rio de Janeiro já renderam notícias internacionais. Com a morte da fã Ana Clara Benevides, o calor extremo e problemas de organização, a imprensa norte-americana também repercutiu o último final de semana.

Mas, no país natal da cantora, as manchetes divergem das brasileiras. Por isso, para alguns fãs no Brasil, a cobertura dos acontecimentos amigável a Taylor foi motivo de críticas. Entenda:

Continua depois da publicidade

Us Weekly afirma que equipe de Taylor procurou a família de Ana Clara; amigo nega contato

Na última terça-feira, 21, o portal Us Weekly divulgou que Taylor está “completamente fora de si” após a morte de sua fã. Segundo o veículo, uma “fonte próxima à cantora” teria dito que a equipe da cantora contatou a família de Ana Clara.

Continua depois da publicidade

“Ela estava completamente fora de si e tem sido muito difícil para ela falar sobre isso, afirmou a fonte, acrescentando que a equipe da cantora procurou a família da fã”, escreveu o portal.

No entanto, Thiago Fernandes, um amigo de Ana Clara, negou que a equipe da artista tenha falado com a família Benevides. “Até o momento isso não aconteceu”, escreveu.

O Estadão entrou em contato com o US Weekly e com a mãe de Ana Clara, mas não teve resposta até a publicação desta nota. O espaço segue aberto.

Continua depois da publicidade

Veículos consideraram que Taylor fez ‘tributo emocionante’ a fã em show; cantora não mencionou nome de Ana Clara

No show feito após a morte de Ana Clara Benevides, Taylor Swift cantou a canção Bigger Than The Whole Sky como uma das faixas surpresa. A música, que fala sobre luto, também rendeu manchetes em veículos internacionais – mas a cantora não fez nenhuma menção direta ao nome da fã.

Continua depois da publicidade

O portal E! News considerou a performance um “tributo emocionante à Ana Clara Benevides”; na revista Harper’s Bazaar, a música também foi descrita como uma homenagem à fã morta. Para veículos como o Today Show e a Billboard norte-americana, a apresentação “pareceu fazer referência” ao ocorrido.

Notícias sobre relacionamento de Swift também geraram críticas

Na última segunda-feira, 20, diversos portais estadunidenses como a People, o Today Show e a Vanity Fair falaram sobre o relacionamento de Taylor com o jogador Travis Kelce – inclusive o fato de que os dois não passarão o feriado de Ação de Graças juntos, visto que Swift está se apresentando no Brasil.

Para brasileiros, o fato desses portais discutirem o namoro de Swift nesse momento foi uma forma de “abafar” questões ligadas à morte de Ana Clara. “Não acredito que fizeram a People lançar uma matéria sobre a relação da Taylor com o Travis em um momento desse”, comentou um internauta. “Como se a gente quisesse saber de um relacionamento a essa hora do dia”, escreveu outro.

Continua depois da publicidade

Outras reportagens descrevem caos

Além das matérias com informações contestadas ou com um tom que diverge dos problemas ocorridos no Brasil, e que foram criticados por brasileiros, outros textos não fugiram de descrever a morte de Ana Clara e as outras questões negativas da turnê.

Fãs brasileiros estão ‘furiosos’ após morte de Ana Clara, afirmou Newsweek

O veículo americano Newsweek reportou a morte de Ana Clara Benevides, bem como as declarações de seus pais no Fantástico. A revolta dos fãs com o ocorrido foi o principal foco da reportagem.

Continua depois da publicidade

“As pessoas expressaram sua raiva online da Time For Fun, pedindo que a empresa de entretenimento ajude a família a recuperar o corpo de Benevides”, relatou o portal.

Para NBC News, shows no Rio foram marcados por ‘mortes, assaltos e uma perigosa onda de calor’

A NBC News também resumiu os acontecimentos em uma matéria que reuniu depoimentos de fãs. No título, o veículo afirma que a passagem de Swift pela capital carioca foi marcada por “mortes, assaltos e uma perigosa onda de calor”.

“A morte de duas pessoas, assaltos e uma perigosa onda de calor deixaram legiões de fãs brasileiros de Taylor Swift irritados e decepcionados”, escreveu a publicação. na etapa de três dias da Eras Tour da superestrela pop no Rio de Janeiro, que terminou na noite de segunda-feira”, diz a publicação.

Passagem pelo Brasil teve ‘planos arruinados, calor extremo e decepção’, afirma o New York Times

A publicação americana New York Times fez uma matéria sobre os vários acontecimentos no final de semana. No texto, é citado o caso de Ana, bem como a morte do jovem Gabriel Mongenot, que estava no Rio de Janeiro para o show e foi vítima de latrocínio. Para o veículo, “fatalidades e outros problemas foram um afastamento da triunfante primeira etapa da turnê nos EUA”.

“Taylor Swift foi recebida no Brasil nesta quinta-feira por uma projeção que fez com que a mundialmente famosa estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, parecesse estar vestida com uma camiseta semelhante à que ela usou no videoclipe You Belong to Me e decorada com nomes de estados brasileiros e símbolos de suas músicas. Mas a tragédia e os problemas sucederam essa recepção calorosa”, diz a publicação. Leia o texto completo.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement