Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Indicação de Flávio Dino ao STF gera controvérsias e divide opiniões entre senadores do Acre

Publicado em

No cenário político do Acre, a indicação do ministro da Justiça e senador licenciado Flávio Dino para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) tem gerado controvérsias. A maioria dos senadores do estado manifestou sua intenção de votar contra essa indicação.

A indicação de Dino foi feita pelo presidente Lula, e ele passará por uma sabatina no dia 13 de dezembro. Para ocupar a vaga na Suprema Corte, ele precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário do Senado. No entanto, na Comissão, há apenas um senador do Acre entre os membros titulares. Marcio Bittar, que já declarou oficialmente seu voto contrário à indicação de Dino.

Bittar argumenta que o presidente Lula poderia ter indicado um magistrado que estivesse fora de disputas ideológicas, mas preferiu indicar um ministro que se declarou comunista convicto. Para ele, essa indicação prejudica o Brasil e a democracia.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, fontes do Senado indicam que Dino deve ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, principalmente devido ao apoio do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, e do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre. Caso as expectativas se confirmem, Dino será votado no plenário geral do Senado.

Outro senador do Acre, Alan Rick, também se posicionou contra a indicação de Dino. Ele acredita que o ministro não possui a isenção necessária para conduzir as pautas do STF e exercer suas funções.

O único voto favorável à indicação de Dino na bancada de senadores do Acre deve vir de Sérgio Petecão, que faz parte da base do presidente Lula no Senado. Petecão foi responsável pela última visita de Dino ao Acre, em maio deste ano, quando o ministro ainda não ocupava o cargo. Na ocasião, Dino afirmou que ele e Petecão eram amigos desde a época do Senado Federal.

Essa é a atual situação política envolvendo a indicação de Flávio Dino ao STF pelos senadores do Acre. O desfecho dessa votação terá impactos significativos no cenário jurídico brasileiro e nas relações políticas entre os poderes.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress