Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Anvisa: um em 4 vegetais tem agrotóxicos proibidos ou acima do limite

Publicado em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (6/12), os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para).

Os resultados apontam que 25% dos produtos vegetais disponíveis na mesa dos brasileiros têm alguma inconformidade em relação aos agrotóxicos, que tanto pode ser a presença de uma substância não autorizada ou a presença de resíduos acima do limite permitido.

O que é um agrotóxico irregular?

É a primeira vez desde o início da pandemia de Covid, em 2020, em que as análises voltam a ser divulgadas.

Continua depois da publicidade

Os investigadores analisaram 1,7 mil amostras de alimentos e 0,17% delas tinham níveis agudos de agrotóxicos. Ainda que seja uma queda em relação aos 0,5% registrados em 2019, os alimentos com níveis agudos ameaçam diretamente a saúde dos consumidores.

As inconformidades observadas em um a cada quatro alimentos podem se referir ao uso de um agrotóxico não permitido para aquele tipo de planta, o uso de um defensivo agrícola que não é permitido no Brasil ou mesmo níveis levemente ou medianamente acima do tolerado.

As amostras foram coletadas em estabelecimentos varejistas localizados em 79 municípios brasileiros de 25 estados. O número de substâncias pesquisadas foi ampliado, de modo que um total de 311 agrotóxicos diferentes foram encontrados nas amostras analisadas.

Smykalova Nataliia/Getty ImagesFoto colorida de pimentões da cor vermelha cortados ao meio - Metrópoles
No caso do pimentão, 99 amostras das 142 pesquisadas pela Anvisa estavam irregulares

Quais alimentos entraram na lista?

Foram analisados 13 alimentos de origem vegetal: amendoim, batata, brócolis, café em pó, laranja, feijão, farinha de mandioca, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.

O morango só teve 26 das 84 amostras aprovadas e, no caso do pimentão, 99 amostras das 142 estavam irregulares – os resíduos eram acima do recomendado ou eram de agrotóxicos não permitidos.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress