Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Venezuela condena Guiana por dar “sinal verde” para presença militar dos EUA em Essequibo

Publicado em

A Venezuela condenou, nesta quarta-feira (6), as recentes declarações do presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, e advertiu que “de maneira irresponsável” foi dado “sinal verde” à presença do Comando Sul dos Estados Unidos na região de Essequibo.

Através de um comunicado divulgado no X (antigo Twitter), o chanceler venezuelano Yvan Gil destacou que a Guiana mantém “uma ocupação de fato e uma controvérsia territorial com a Venezuela, que deverá ser resolvida através do Acordo de Genebra de 1966″.

“A República Cooperativa da Guiana ataca de forma imprudente o Direito Internacional, realizando ações que agravam a controvérsia territorial e que se somam à sua conduta ilegal de conceder direitos de exploração petrolífera à Exxon Mobil em um mar pendente de delimitação com a Venezuela”, acrescentou o texto.

Continua depois da publicidade

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou, na terça-feira (5), que vai conceder licenças de exploração e exportação de gás, petróleo e carvão e que vai criar um departamento especial de Essequibo da “PDVSA”, a estatal petroleira venezuelana.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress