RIO BRANCO
Criança que aguardava por cirurgia há 4 anos tem procedimento marcado e cancelado na mesma semana
A mãe do pequeno Miguel Pietro de Lima Pessoa, 9 anos, a senhora Tamires de Lima, 33 anos, entrou em contato com a redação do Na Hora da Notícia para relatar uma situação desconfortável que ocorreu essa semana.
A mãe conta que o filho aguarda, desde 2019, por uma cirurgia, que chegou a ser cogitada em ser realizada fora do estado, mas o pedido foi negado pelo setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
Após anos de espera, a cirurgia da criança foi marcada para a próxima segunda-feira, 11 de dezembro. No entanto, nesta sexta-feira, Tamires recebeu uma ligação informando que o procedimento foi cancelado por falta de material, e que a cirurgia só iria ocorrer em 2024 quando tivesse vaga no mapa (como chamam a agenda).
“Eu tive que correr atrás de fazer os exames que eles me pediram para poder chegar com eles no dia da cirurgia e agora cancelam sem uma data para que ele seja operado”, lamenta a mãe.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Sesacre, a informação repassada foi que a cirurgia seria realizada no Hospital Santa Juliana, mas o mapa reduziu para três procedimentos semanais a serem realizados pela equipe de otorrino.
“A cirurgia ficou para janeiro e será tratado como paciente com prioridade. A Sesacre deve entrar em contato para avisar o dia”, finalizou.