Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Ar-condicionado caseiro funciona? Cientista dá dicas para enfrentar calor

Publicado em

As ondas de calor que atingiram o Brasil nos últimos meses fizeram com que o brasileiro usasse toda a sua criatividade para se refrescar. Vídeos com diversas maneiras de criar o próprio ar-condicionado circulam pelas redes sociais.

Entre as possibilidades apontadas nos vídeos estão o uso de garrafas PET, mangueiras, caixa de isopor e um ventilador para a criação de um modelo caseiro e ainda a opção que utiliza um pano, água, gelo e um ventilador.

 

Em entrevista à CNN, o físico Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP)tirou algumas dúvidas sobre as invenções. Veja abaixo.

Continua depois da publicidade

Como fazer um ar-condicionado caseiro?

Segundo o especialista, a primeira construção, mostrada no vídeo acima, não é eficiente.

“A quantidade de ar que passa pelas mangueiras e que é resfriada dentro do isopor é muito pequena”, disse.

Já a segunda opção, que envolve um pano, água, gelo e um ventilador, funciona, diz Furukawa. Veja vídeo do modelo abaixo.

 

“O ar é soprado diretamente em uma grande superfície de contato e as trocas de calor são muito eficientes”, explicou.

“O único inconveniente é que, após alguns minutos, o pano volta a ficar na temperatura ambiente e deverá ser umedecido novamente em um balde de água com gelo”, acrescentou.

Furukawa alertou para tomar cuidado com o pano, para que ele não entre no ventilador e se enrole nas hélices.

Continua depois da publicidade

Qual a lógica para o funcionamento do ar-condicionado caseiro?

O físico explicou que, assim como os aparelhos industriais, essas gambiarras são trocadores de calor, ou seja, retiram calor do ar ambiente e transferem para o gelo.

“O gelo, recebendo este calor, aumenta inicialmente a sua temperatura e, quando atinge cerca de 0ºC, ele começa a derreter. Depois, vira água a 0°C.”

“As trocas de calor dependem da superfície de contato e da velocidade do vento: quanto maior a superfície de contato e maior velocidade do vento, mais rápido ocorrerão as trocas de calor”, acrescentou.

Nos casos do ar-condicionado caseiro, eventualmente, a temperatura volta a aumentar e a troca de água deve ser realizada.

Existe uma maneira melhor para se refrescar?

Segundo Furukawa, há uma solução mais simples para se refrescar sem fazer gambiarra, basta ter um ventilador e um borrifador de água.

“Se quiser se refrescar mais e mais rápido ainda, basta borrifar água diretamente na pele e ficar na frente do ventilador. A água gelada sobre a pele se aquece, retirando calor do corpo. Depois, essa água pode evaporar, retirando mais calor ainda”, explicou.

“Um grama de água gelada, por exemplo, a 10°C, retira do seu corpo 26 calorias até atingir a temperatura corporal. Depois, se esse um grama de água se evapora, retira mais 540 calorias da superfície da pele, que fica mais fria”, acrescentou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress