GERAL
Família brasileira viraliza na internet com competição de pudins
Um vídeo que mostra a alegria de uma família brasileira ao fazer uma competição de pudins, durante um encontro entre os parentes, está entre as publicações com mais engajamento nas redes sociais nesta semana. A família que é de Campo Verde, no Mato Grosso, está surpresa com toda a repercussão. O vídeo já tem quase 20 milhões de visualizações.
Márcia Ramos é fotógrafa e foi quem teve a ideia de fazer a competição. Em entrevista ao jornal O Tempo, ela conta que foi a primeira vez que fizeram a brincadeira que divertiu a internet e toda a família:
“A nossa família é grande, são quase 100 pessoas. Nós sempre tivemos o costume de reunir em dezembro, mas desde 2018 o encontro não acontecia. Criamos um grupo de Whatsapp e, finalmente, conseguimos marcar o encontro. A ideia da competição foi minha, a gente nunca fez algo parecido”, conta Márcia.
A fotógrafa afirma que publicou o vídeo sem pretensão e ficou supresa com toda repercussão:
“Eu vi um vídeo na internet, mandei no grupo e sugeri que fizéssemos a competição. Todo mundo topou. O resultado foi aquele do vídeo. A gente se divertiu, mas nunca imaginei que fosse viralizar, o vídeo nem tem edição. A gente fica até com medo, né”, brinca a moradora de Campo Verde (MT) que também afirma que não é muito frequente nas redes sociais: “Eu nunca fui de postar. Esperava no máximo mil visualizações, mas foram milhões”.
Márcia afirma que a competição foi entre cunhadas, primas e tias. Os critérios para vencer a brincadeira era quem apresentasse o pudim mais bonito e que virasse com mais facilidade nos pratos.
“A minha tia Guilhermina e minha cunhada Bruna foram as vencedoras. A decisão foi entre a gente da família mesmo”, conta.
Ao ser questionada se a família comeu todos os pudins, Márcia ri e responde: “São quase cem pessoas. É muita gente, comemos tudo”.
O pudim
Apesar de ser uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil, o pudim não foi criado em nosso país. A primeira receita é de Portugal, de um abade. Segundo registros, o abade não divulgava a receita, mas como a sobremesa acabou se tornando um grande sucesso diversos confeiteiros tentaram copiá-la.
Sandra Matins é chefe de cozinha e dona de uma loja de pudins em Belo Horizonte. Ela dá dicas de como desenformar a sobremesa sem ter problemas:
“O segredo é aquecer o fundo da forma antes desinformar por 30 segundos. Também é bom passar a faca delicadamento ao redor da forma. Eu vendo pudins e dou essa dica para os meus clientes desenformarem em casa. Eles nunca reclamaram e sempre dá certo”, conta Sandra.