POLÍTICA
Afastamento de Gladson poder ser julgado em Fevereiro após STJ renovar cautelares
No dia 14 de dezembro, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma decisão importante em relação à Operação Ptolomeu, que investiga um suposto esquema de corrupção no governo do Acre. As medidas cautelares solicitadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal foram prorrogadas por mais de 180 dias para todos os investigados e denunciados.
Dentre as medidas renovadas, destaca-se a proibição de mais de 80 investigadores de terem contato entre si e o acesso a órgãos públicos. Além disso, o governador Gladson Cameli continua obrigado a informar antecipadamente à Justiça sobre suas viagens internacionais.
Durante a sessão do STJ, ficou estabelecido que o dia 22 de fevereiro de 2024 será a data em que a corte decidirá se o governador Gladson Cameli será considerado réu ou não. Nessa mesma ocasião, também será analisada a possibilidade de afastamento do cargo.
Outra decisão importante foi o desmembramento da ação, determinando que somente o STJ terá competência para julgar o governador. Os demais denunciados serão julgados em primeira instância.
Essas recentes determinações do STJ sinalizam um avanço no processo e demonstram que as investigações estão seguindo seu curso.