Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Termina na quarta-feira prazo para pagamento da segunda parcela do 13° salário

Publicado em

O prazo para as empresas depositarem a segunda parcela do 13º salário aos trabalhadores com carteira assinada termina nesta quarta-feira (20). No caso da primeira parcela ou depósito único, a data limite para o pagamento foi até 30 de novembro. Este ano, aproximadamente 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com um rendimento adicional, com média de R$ 3.057, conforme estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O valor do 13º salário é calculado com base no salário de dezembro, com exceção dos empregados que recebem salários variáveis.

É importante observar que a segunda parcela está sujeita a descontos, como imposto de renda e INSS, tornando-a menor do que a primeira. Caso o empregador não efetue o pagamento até a data limite, o trabalhador deve procurar o departamento de recursos humanos da empresa, as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho, ou ainda o Ministério Público do Trabalho (MPT) para fazer uma reclamação.

Continua depois da publicidade

Todos os trabalhadores em regime previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que atuaram por 15 dias ou mais durante o ano e que não foram demitidos por justa causa têm direito à gratificação. Isso inclui trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos, aposentados, pensionistas do INSS, pensionistas, trabalhadores rurais, trabalhadores avulsos e trabalhadores domésticos. No entanto, estagiários não têm direito ao 13º salário, conforme a lei que regula esse tipo de trabalho – 11.788/08.

Os pagamentos podem ser feitos de três formas: em parcela única até 30 de novembro; junto com as férias, desde que solicitado previamente ao empregador; ou parcelado em até duas vezes, sendo que a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Cabe ao empregador decidir se será em uma ou duas parcelas, sendo ilegal o pagamento em única parcela apenas em dezembro.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement