Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Um sonho: Grupo Axé Capoeira inaugura Centro de Treinamento e beneficia centenas de famílias na capital

Publicado em

O grupo Axé Capoeira do Acre inaugura, neste sábado, 23, a partir das 17h, seu primeiro Centro de Treinamento, localizado na rua Lua, nº 154, bairro Sobral, Rio Branco (AC).

O local já funciona de forma extra oficial há 10 meses, mas ainda faltava alguns acabamentos e ajustes para o grupo entregar o espaço para a comunidade.

Vale destacar que o grupo Axé Capoeira trabalha com 350 membros, em sua maioria de famílias carentes. Antes do Centro, o grupo aproveitava para incentivar a prática do esporte em locais públicos, que, hoje, estão fechados pelo poder público, como o Centro Cultural Lydia Hammes.

Continua depois da publicidade

O Centro de Treinamento Axé Capoeira foi financiado totalmente pelo site Na Hora da Notícia, na parte social da empresa. O espaço, que teve um custo de R$ 280 mil, tem 250 metros quadrados e fica localizado em um ponto estratégico que interliga os bairros da Baixada como: João Paulo II, Aeroporto Velho, Bahia Nova, Cabreúva, Bonsucesso, Boa União, Carandá, São Sebastião e Sobral. Contudo, atende membros de outras comunidades mais distantes como moradores do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, por exemplo. Além de participantes dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e da Bolívia.

Segundo o Mestrando Malvado, o local é qualificado, onde os alunos podem ter acesso a técnicas avançadas de capoeira e danças.

“É um espaço de qualificação, financiado 100% pelo site e agora é entregue para uso da comunidade. Inicialmente, faz aulas de capoeira, tanto na forma de adultos como para crianças e, também aulas de danças, que é o maculelê, samba de roda e reggae, o frevo, coco de roda e dança afro, com um público de várias idades”, pontua.

Malvado frisa ainda que, em 2023 quase todos os alunos foram uniformizados de forma gratuita e que não foi possível fechar os 100% por conta do custo que é muito alto.

“Mas conseguimos investir nas danças, porque todas as roupas de danças tem um custo alto e os alunos, aqui, tanto as roupas de danças como cordas, camisas, calças e aulas é tudo de graça”, afirma.

Além disso, o grupo também arca com as despesas de energia e manutenção do local, um gasto mensal que pode chegar a quase R$ 5 mil reais.

Continua depois da publicidade

O mestrando destaca também que o grupo, que possui, no Acre, 22 anos de história, atende, atualmente, pessoas de 4 a 50 anos de idade.

Propaganda
Advertisement