Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

‘Operação de guerra’ para transferir Zinho contou com 50 policiais; veja detalhes

Publicado em

A defesa de Luiz Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho, procurou a Secretaria Estadual de Segurança Pública aproximadamente uma semana atrás, solicitando um canal de comunicação com a Polícia Federal (PF) para negociar a rendição do líder da maior milícia do Rio de Janeiro.

Conforme informações da TV Globo, menos de 10 pessoas estavam cientes dessas negociações, e, após Zinho se entregar à PF, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma “operação de guerra” para transferir o miliciano de Benfica,  na Zona Norte, para  o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste da cidade.

Continua depois da publicidade

Um comboio composto por pelo menos 50 homens do Grupamento de Intervenção Tática (GIT), do Serviço de Operações Especiais (SOE) e da Divisão de Busca e Recaptura (Recap), todos vinculados à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), foi mobilizado para transferir Zinho da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, conhecida como Bangu 1, uma unidade de segurança máxima localizada em Bangu.

O processo de registro e a transferência entre as duas prisões – percorrendo uma distância de 35 km – foram concluídos em pouco mais de 1 hora. Zinho foi entregue pelos agentes da PF em Benfica pouco antes das 23h, e à meia-noite, o miliciano já estava na Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, conhecida como Bangu 1.

Continua depois da publicidade

Zinho encontra-se isolado em uma cela de 5 m² e, inicialmente, não terá acesso ao banho de sol. A cama é construída em alvenaria, fixada à parede, com um colchão. O criminoso está na galeria destinada a milicianos.

Quem é Zinho ?

Zinho, é tio de Faustão e irmão de Wellington da Silva Braga, o Ecko, que chefiava a Liga da Justiça, a maior milícia fluminense. Com a morte de Ecko, Zinho é quem está à frente da organização criminosa. De acordo com o jornal O Globo, ele não passou por nenhuma força policial, mas, antes de comandar o grupo, era responsável pela contabilidade e lavagem de dinheiro.

Continua depois da publicidade

Além de Ecko, outro irmão de Zinho já chefiou a associação criminosa, Carlos da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes. Conforme o Disque Denúncia, promotores do Ministério Público levantaram que o criminoso também é o sócio de duas empresas que fazem extração de saibro.

Ainda segundo O Globo, Zinho arrecada entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões mensais, na região que engloba a maior parte dos bairros de Santa Cruz, Campo Grande e Paciência. Grande parte do dinheiro é proveniente do transporte alternativo. Ele já foi preso por porte Ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement