Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Dados do Caged revelam baixo desempenho do Acre na criação de empregos em 2023

Publicado em

O ano de 2023 trouxe um panorama interessante sobre a geração de empregos no Brasil, e recentemente foram divulgados os dados referentes a esse assunto. De acordo com o Novo Caged, até novembro, o país registrou a criação de 1,91 milhão de empregos formais. Essa variação positiva foi observada nos cinco grandes setores da economia e em todas as 27 unidades da Federação.

No mês de novembro, especificamente, foi registrado um saldo positivo de 130.097 postos de trabalho com carteira assinada. Esse resultado foi alcançado a partir de 1,86 milhão de admissões e 1,73 milhão de desligamentos. Com isso, o estoque total de postos de trabalho formais recuperados chegou a 44.358.892.

Continua depois da publicidade

Analisando os setores que mais contribuíram para o crescimento do emprego formal em novembro, destaca-se o setor de Serviços, com um saldo de 92,6 mil postos. Especificamente, a área de “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas” teve um saldo positivo de 62,4 mil empregos. Em seguida, o setor do Comércio registrou a criação de 88,7 mil postos de trabalho no mês, com destaque para o comércio varejista de “Artigos do Vestuário e Acessórios”, “Mercadorias em Geral, com Predominância de Produtos Alimentícios – Supermercados” e “Varejista de Calçados”.

No entanto, quando observamos o acumulado do ano, o estado do Acre se destaca como o que teve o menor número de geração de empregos em 2023. Foram apenas cerca de 4,9 mil novas vagas, o que representa apenas 5,4% do total no país. Em seguida, temos os estados de Roraima e Amapá, ambos na Região Norte, com números semelhantes.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, os estados que apresentaram o maior saldo de empregos no acumulado de 2023 foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com números expressivos de novas vagas criadas.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement