RIO BRANCO
Defesa Civil diz que já choveu 50% do esperado para janeiro em 6 dias
Apesar de se manter em oscilação, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de transbordo do Rio Acre nas próximas semanas. De acordo com o coordenador do órgão, o tenente-coronel Cláudio Falcão, somente nos primeiros 6 dias de janeiro já choveu 50% do esperado.
Na manhã deste sábado, 6, o manancial marcava 6,98 metros. E segundo o coordenador, as elevações bruscas nos níveis dos rios em Xapuri, Brasiléia e Assis Brasil irão impactar diretamente na capital.
“Com quase uma semana após o ano novo semana do ano novo, nós já temos 50% de chuvas que é esperado para todo mês. Temos mudanças de níveis bruscas em Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri também nessas últimas 48 horas. E tudo isso vai impactar Rio Branco e a Defesa Civil está preparada para poder, a partir do momento que nós alcançamos uma cota de atenção, que é 10 metros, já começar a colocar em prática o Plano de Contingência”, disse.
Falcão ressaltou também que a partir de agora irá intensificar o monitoramento em relação ao Rio, e os boletins passarão a serem divulgados a cada três horas.
Além disso, o órgão já começou a monitorar, pelo menos, 600 famílias em dez bairros que são afetados pela inundação do Rio Acre.
“Além disso, não podemos esquecer o que é um risco tão grande ou ainda maior que é a questão de risco de enxurrada, porque é outra contingência, pois o tempo trabalha contra nós em relação a enxurradas. Nós, normalmente, não temos um tempo hábil de reação, o planejamento já é feito antecipadamente, mas a questão mesmo da prática, porque são uma enxurrada como aconteceu em 2023, 2021, ela atinge milhares de famílias ao mesmo tempo. E é um tempo muito rápido e curto, sendo complicado para a gente trabalhar, mas nós estamos sim preparados para atender a população da melhor maneira possível”, pontuou.
O coordenador enfatizou que reuniões já estão sendo realizadas com o Corpo de Bombeiros para poder alinhar ações.