Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Na capital, já choveu 50% da média esperada para janeiro

Publicado em

Ao contrário do que os rio-branquenses enfrentaram há algumas semanas, agora o cenário mudou, de uma seca severa para dias mais amenos e chuvas quase que diárias.

Segundo o meteorologista Davi Friale, já choveu em Rio Branco 50% do esperado para janeiro.

“Nos primeiros 10 dias de janeiro de 2024, já choveu, em Rio Branco, 147,2mm, no centro da cidade, ou seja, 51,5% da média mensal, que é 286,1mm. Na região do bairro do Tucumã, o acumulado é de 124,6mm, ou 43,6% da média climatológica para o mês”, escreveu em seu site ‘O Tempo Aqui’.

Continua depois da publicidade

O pesquisador disse ainda que apesar das chuvas a semana seria de calor e o Rio, que ultrapassou a cota de atenção, iria baixar rapidamente.

O professor destaca ainda em suas informações que não há risco eminente de inundação.

“Não há tendência a inundações alarmantes no Acre neste verão de 2024”, esclareceu.

“Analisando as atuais condições da atmosfera global e da temperatura da superfície dos oceanos, principalmente do Atlântico, que é a origem das chuvas no Acre e nas áreas vizinhas, não conseguimos detectar qualquer tendência à ocorrência de chuvas muito acima da média, as quais provocariam inundações de proporções alarmantes. Ocorrerão chuvas intensas, sim, porém, pontuais, como também haverá vários dias sem chuvas, com muito sol”, diz.

Ele destaca ainda que as chuvas e a temperatura, neste verão, que vai até o fim de março, estarão dentro da média para esta estação, podendo ficar cerca de 20% acima ou 20% abaixo dos padrões climáticos para o Acre.

“Esta variação para mais ou para menos está dentro da normalidade, pois, assim como não há duas pessoas idênticas no mundo, também não haverá dois anos ou dois verões com idênticas condições meteorológicas registradas”, pontua.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress