POLÍCIA
Desvio de combustíveis e contratos falsos; Polícia Federal deflagra Operação Moraliza em Cruzeiro do Sul
A Polícia Federal realizou, no dia 17 de janeiro, a Operação Moraliza, com o objetivo de investigar e combater a corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo servidores da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, bem como pessoas físicas e jurídicas. As investigações apontam para um esquema ilícito de desvio de combustíveis e falsos contratos de locação de veículos.
As apurações iniciaram-se após a deflagração da Operação Maverick, que visava desmantelar um esquema criminoso de desvio de combustível protagonizado por servidores municipais. Aprofundando as investigações, a Polícia Federal constatou que o desvio de combustível não era a única prática ilícita do grupo em questão.
Há indícios contundentes de uso indevido de diversos veículos alugados pela prefeitura, os quais eram utilizados tanto para desviar grandes quantidades de combustível como para fins particulares, acarretando prejuízos significativos aos cofres públicos. A operação contou com a mobilização de cerca de 50 agentes federais, que cumpriram 13 mandados de busca e apreensão no município de Cruzeiro do Sul.
Os envolvidos poderão responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes relacionados à lavagem de capitais. A Operação Moraliza reforça o compromisso da Polícia Federal em coibir práticas corruptas e garantir a integridade dos recursos públicos em benefício da sociedade.