RIO BRANCO
Aumento de acidentes e emergências clínicas sobrecarrega hospitais do Acre, lotando leitos de UTI
Diante do aumento significativo de acidentes de trânsito e emergências clínicas, os hospitais do Acre enfrentam uma preocupante lotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), gerando impactos diretos na capacidade de atendimento. Tanto o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, quanto a Fundação Hospital do Acre, em Rio Branco, encontram-se com todos os leitos de UTI adulta ocupados, conforme dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, atualizados na quarta-feira, 17.
O aumento significativo na demanda por atendimento médico é atribuído ao acréscimo de casos de emergências clínicas, bem como ao expressivo número de pacientes vítimas de acidentes de trânsito e pós-cirúrgicos. Em resposta a essa realidade desafiadora, a Secretaria Estadual de Saúde tem redobrado os esforços para enfrentar essa elevada demanda por cuidados médicos.
A situação se torna ainda mais alarmante no Hospital Regional do Juruá, que não apenas atende pacientes de Cruzeiro do Sul, mas também recebe demandas provenientes de outros municípios da região do Juruá. No que diz respeito às UTIs pediátricas, das 25 vagas disponíveis, somente 12 estão atualmente ocupadas.
Detalhando a disponibilidade de leitos de UTI nos principais hospitais do Acre: no Pronto Socorro de Rio Branco, dos 27 leitos disponíveis, 25 encontram-se ocupados; na Fundação Hospitalar do Acre, os 10 leitos de UTI estão completamente preenchidos; no Hospital Regional do Juruá, os 10 leitos também estão com lotação máxima; e no Hospital Santa Juliana, dos 20 leitos disponíveis, 18 estão ocupados.