Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Família viraliza ao encontrar dinheiro mofado dentro de cofrinho; especialista explica possível causa

Publicado em

Já imaginou guardar notas e moedas com todo carinho em um cofrinho e, ao abrí-lo, encontrar seu dinheiro mofado? Foi o que aconteceu com a família de Vitória Andreia, que viralizou compartilhando o momento nas redes sociais. Depois de encontrar o dinheiro nesse estado, resolveram lavar e até mesmo esfregar com bucha para remover a sujeira.

A reserva estava guardada em um cofre de gesso. No vídeo, a jovem indica que a culpa do dinheiro ter mofado foi, justamente, do gesso. Já para André Rigue, especialista da comunidade numismática – ciência que estuda cédulas e moedas do Brasil e do mundo -, a razão pode ser outra.

“[As notas mofaram] provavelmente porque algumas moedas que também estavam no cofre deviam estar enferrujadas ou molhadas, e isso acaba manchando as notas, que são de papel”, explica ao Terra.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, ele indica que a melhor forma de preservar as notas é guardar o dinheiro em um local seco e, inclusive, evitar usar elástico para prender as cédulas. Isso porque, com o tempo, o plástico pode derreter e danificar o dinheiro.

“Mas se o dinheiro for de colecionador, tem que guardar de preferência em folhas de acetato ou plástico sem contato de uma com a outra, porque pode passar bactéria de uma para a outra”, complementa.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress