Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Desenrola impulsiona recuperação de crédito e traz estabilidade para empresas

Publicado em

No fim de 2023, no estado do Acre, foi registrado um índice positivo de recuperação de crédito por parte das empresas inadimplentes. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, 54,8% das dívidas negativadas foram quitadas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência. Esse número representa um aumento de 5,0% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A pesquisa também revelou que, em nível nacional, 45,4% das empresas inadimplentes conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas em até 60 dias após a negativação. O Acre se destacou com um percentual acima da média nacional, demonstrando um bom desempenho na recuperação de crédito.

Ao analisar as Unidades Federativas, o ranking mostrou que o estado do Piauí teve o melhor desempenho, com 67,2% das dívidas negativadas sendo quitadas ou renegociadas em até 60 dias. Em seguida, aparecem o Ceará e a Paraíba, ocupando as primeiras colocações. Por outro lado, São Paulo, Alagoas e o Distrito Federal apresentaram os menores percentuais de recuperação de crédito no período analisado.

Continua depois da publicidade

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a chegada do 13º salário e a nova fase do programa Desenrola contribuíram para que os consumidores injetassem mais dinheiro no caixa das empresas, possibilitando o cumprimento de suas obrigações financeiras. Para 2024, com a previsão do lançamento do Desenrola para empresas e a estabilidade na inadimplência, espera-se um crescimento ainda maior nesse indicador.

Ao analisar os segmentos, o setor de “Telefonia” obteve a maior taxa de quitações do ano, com 19,2%. Já o setor de Varejo foi o mais beneficiado pelas empresas inadimplentes, recebendo 50,9% do total de pagamentos em até 60 dias após a negativação.

Em relação ao tempo de atraso das dívidas, mais da metade dos compromissos financeiros estavam atrasados há 30 dias (54,5%). Em seguida, estavam as dívidas com 60 dias (38,9%), 1 ano (21,0%), 90 dias (20,9%), 180 dias (19,5%) e com idade superior a 1 ano (18,9%).

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. O prazo de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros é utilizado como referência, mas pode variar de acordo com cada credor. Vale destacar também que a série histórica desse índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, o que impossibilita a análise de períodos de sazonalidade.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress