CIDADES
Construtora dá 35 apartamentos a funcionários em SC: ‘Maneira de agradecimento’, diz empresário
O sonho de conseguir a casa própria aconteceu de forma inesperada para Ângela Kruger. Trabalhando há 10 anos em uma construtora de Santa Catarina, ela – assim como outros 34 funcionários – foi contemplada com um apartamento de presente, uma surpresa feita pelos proprietários da empresa como agradecimento pelos anos de contribuição.
O empreendimento — onde os 35 funcionários irão ter seus apartamentos — fica em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. O local tem o segundo metro quadrado mais caro do País, segundo o índice FipeZap. O prédio começará a ser construído no início de 2025.
Entre os contemplados, estão funcionários de diversas áreas da empresa, como comercial, financeiro, RH, jurídico, e até responsáveis pela execução dos projetos. Ao todo, a empresa gera 300 empregos diretos, atualmente. O presente pegou de surpresa os funcionários.
Investimento nos funcionários
A prática foi pensada por Maycol Marini, um dos sócios da construtora Maybelly, que diz que vê o presente como um investimento na felicidade dos colaboradores. Ao Terra, ele conta que valoriza a satisfação de seus funcionários mais antigos, para que trabalhem mais felizes e realizados, e que não vê o presente como prejuízo para a empresa, e sim como uma aposta no futuro.
O gesto não tinha como objetivo ganhar repercussão, e sim retribuir aos funcionários pelo trabalho, diz Maycol: “A gente tem 36 anos de empresa aqui no litoral de Santa Catarina, que foi onde a gente começou. A gente não era do ramo da construção civil, e em 2010 começamos a incorporar. Hoje, a gente tem 12 empresas do grupo, e a construtora é uma delas.”
À reportagem, ele ainda diz que sempre teve vontade de ajudar os colaboradores. “Há uns três anos venho amadurecendo essa ideia, para tentar proporcionar para os colaboradores a experiência de consumir o nosso produto, que a gente fabrica. Então, hoje, eles participam de todo o processo de documentação, de contratação de funcionário, de pagamento, de desenvolvimento financeiro, desenvolvimento de projeto, execução de projeto, acompanhamento de controle de qualidade, mas eles não têm condição financeira de consumir um produto que eles fazem parte no processo de fabricação”, explica o empresário.
Daí partiu a ideia de contemplar os funcionários, de acordo com alguns critérios, com os apartamentos. “A maioria não tinha residência própria, e aí a gente tentou, de alguma forma, criar essa condição para que eles pudessem realizar o sonho, pudessem sair do aluguel e, de fato, pudessem consumir um produto da empresa que eles dedicam a vida deles por trabalhar com a gente”.
“Obviamente, a gente quer que essas pessoas perdurem com a gente, que estejam conosco, foi uma maneira de agradecimento, de respaldar e de uma meritocracia das pessoas que estão aqui, vestindo a camisa”, diz.
Durante um evento de 13 anos da construtora, 35 funcionários receberam a notícia de que iriam ganhar apartamentos. Segundo Maycol, há expectativa de chegar a 40 apartamentos presenteados a funcionários, em um futuro próximo.
Realização de um sonho
Funcionária há 10 anos da Maybelly, Ângela Kruger conta que, em março de 2023, foi convidada para um evento da empresa. Ela acreditou que tratava-se de uma dinâmica em equipe, e no dia 1º de abril, compareceu.
“A gente achou que eles iam fazer um lançamento do novo empreendimento para nós primeiro, e a gente ficou super feliz por isso. Foi quando eles falaram que cada um que estava ali presente já tinha o seu apartamento garantido naquele empreendimento. Quando eles falaram isso, todo mundo virou estátua!”, relembra a funcionária.
Ângela conta que, pelo evento ter sido realizado no dia 1º de abril, o “dia da mentira”, todos acharam que se tratava-se de uma pegadinha. Mas o presente era verdadeiro. “A gente aplaudiu de pé e todo mundo caiu no choro”, diz Ângela.
O momento emocionante marcou a vida e a carreira da funcionária, que se dedica à empresa há anos. “Não tem preço. A gente trabalha um monte, se sacrifica. A Maybelly não é para qualquer um; nosso dia a dia é corrido, tem que ser ágil, tem que ser melhor e diferente. Mas quando acontece isso, faz pensar que tudo vale a pena”.
Ângela conta que também já foi contemplada com uma viagem em um navio de cruzeiro ao completar 9 anos na empresa, outra prática comum na construtora. Para ela, a valorização dos funcionários é um dos valores principais da empresa. “Eles entendem que ninguém faz nada sozinho, que precisa de um monte de pessoas pra fazer. A gente, estando unido em grupo, em família, a gente trabalha melhor, a gente tem mais prazer em trabalhar na empresa, tem orgulho”, conta.
O edifício terá 18,5 mil m² de área construída, duas torres de 19 andares, 180 apartamentos e 1,5 mil m² de área de lazer. O contrato deve ser finalizado no fim de janeiro, mas os funcionários que serão futuros moradores já receberam um documento que comprova a aquisição.