Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Chuva e destroços pelo ar: O que se sabe sobre queda de avião em MG

Publicado em

Um avião de pequeno porte caiu e deixou sete pessoas mortas neste domingo, 28, em Itapeva, Minas Gerais. Entre as vítimas, estão o piloto e o copiloto da aeronave, dois empresários e suas famílias.

A queda do avião aconteceu por volta das 10h36 de domingo, na área rural de Itapeva. Moradores afirmaram que o dia começou com uma forte chuva, e no momento do acidente havia muitas nuvens.

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros informou que, antes de cair, o avião se desintegrou no ar, e destroços foram vistos caindo pela cidade, momentos antes da aeronave. Segundo a perícia da Polícia Civil, o avião se partiu em três fragmentos.

Trajeto

Continua depois da publicidade

O avião saiu do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, São Paulo, às 10h09, com destino a Belo Horizonte, capital mineira. Segundo a TV Globo, uma funcionária da empresa das vítimas disse que eles teriam ido a Campinas para receber um prêmio.

As famílias decidiram passar o fim de semana em uma chácara em Itu, no interior paulista, e voltariam a Belo Horizonte no domingo.

A aeronave, modelo Piper PA46, chegou ao Campo dos Amarais na sexta-feira, 26, às 12h48, e permaneceu em hangar particular, de acordo com a Rede Voa, que administra o aeroporto.

Continua depois da publicidade

“Às 10h09 do dia 28 de janeiro de 2024 partiu de Amarais com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (SBBH), porém, sofreu acidente antes de chegar ao seu destino”, diz a Rede Voa em nota ao Terra. A aeronave era propriedade da IT’S Soluções Ltda.

Vítimas

Continua depois da publicidade

Todos os ocupantes do avião morreram no acidente. Eles são:

Geberson Henrique Tadeu Chagas Pereira: Piloto.

• Gabriel de Almeida Quintão Araújo, 25 anos: Copiloto.

Continua depois da publicidade

• Marcílio Franco da Silveira, 42 anos: Empresário e marido de Raquel. Marcílio era o fundador da CredFranco e presidente da Anec.

• Raquel Souza Neves Silveira, 40 anos: Esposa de Marcílio.

• Antônio Neves Silveira, 2 anos: Filho de Raquel e Marcílio.

• André Rodrigues do Amaral, 40 anos: Empresário. André era Conselheiro Administrativo da Anec e sócio de Marcílio na CredFranco.

Continua depois da publicidade

• Fernanda Luísa Costa Amaral, 38 anos: Esposa de André.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Posto Médico-Legal de Pouso Alegre inicialmente. Diante da complexidade das lesões, optou-se pela remoção dos corpos para o Instituto Médico Legal Dr. André Roquette, na capital mineira, para serem submetidos a exames de necropsia e identificação, segundo a Polícia Civil.

Marcílio, a esposa, Raquel, e o filho do casal, Antônio, serão velados e sepultados em Belo Horizonte. Já André e a esposa, Fernanda, serão velados e sepultados na cidade natal, Carmópolis de Minas.

Nas redes sociais, a CredFranco confirmou as mortes dos sócios e prestou solidariedade aos familiares das vítimas.

O que causou o acidente?

As autoridades ainda investigam a causa do acidente. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), investigadores do Rio de Janeiro foram acionados para a ocorrência envolvendo a aeronave em Itapeva.

Eles realizaram a “Ação Inicial”, em que são utilizadas técnicas específicas para a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos da investigação, verificação dos danos na aeronave, e levantamento de outras informações para a investigação.

“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, diz o Centro em nota ao Terra.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a aeronave de matrícula PS-MTG foi fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, e é registrada como uma aeronave de serviço aéreo privado e não possui permissão para realizar táxi aéreo. Ela estava com situação normal para aeronavegabilidade.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement