POLÍTICA
Deputado participa de apreensão de menores que furtaram celular em SP e divulga vídeo da ação
O deputado federal Delegado Palumbo (MDB-SP) participou da apreensão de dois menores suspeitos de furtar um celular na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. O deputado, que estava acompanhado de um assessor que foi sargento da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), gravou a ação e publicou nas suas redes sociais.
Os suspeitos foram imobilizados e ficaram deitados no canteiro central de uma avenida até a chegada do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) da Polícia Civil de São Paulo. No vídeo, Palumbo mostra o aparelho furtado e afirma: “A gente prende, no outro dia tá solto”.
O parlamentar também citou o caso de um policial militar que foi assassinado nesta terça-feira, 6, por um ladrão de aparelhos telefônicos. “Morreu por causa de um celular. E tem gente que acha que esses caras não têm que ir prá cadeia, então tá difícil trabalhar, viu?”, disse o deputado.
Ao Estadão, Palumbo afirmou que estava indo ao seu escritório político quando se deparou com os menores em fuga, sendo perseguidos por uma vítima que havia tido o aparelho celular furtado. O parlamentar disse que entrou na contramão e efetuou a apreensão junto ao seu assessor, que estava armado.
“A vítima chegou depois de uns dez minutos e reconheceu os dois. Depois a gente chamou a viatura do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e eles foram encaminhados para a delegacia”, afirmou.
Os menores infratores foram encaminhados para a 91º Delegacia de São Paulo. O Estadão procurou a Polícia Civil do Estado de São Paulo, mas não obteve retorno.
Antes de entrar na política, Palumbo foi delegado da Polícia Civil de São Paulo por 20 anos. Ele deixou a carreira policial quando se elegeu vereador da capital paulista em 2020 pelo PP. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo MDB obtendo 254.898 votos.