Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Mais de 5 mil pessoas morreram de calor na França em 2023, diz agência de saúde

Publicado em

Mais de 5 mil pessoas morreram devido ao calor durante o verão de 2023, de acordo com a Agência Francesa de Saúde Pública (l’agence Santé publique France (SPF). A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 8 de fevereiro.

“Três mortes em cada cem observadas durante o verão são atribuíveis ao calor, o que representa pouco mais de 5 mil mortes”, resumiu Guillaume Boulanger, investigador do SPF, durante uma coletiva.

Segundo o Le Monde, um dos principais jornais da França, ao todo, foram 5.167 mortes. As mais afetadas pelas ondas de calor de 2023 foram os idosos com mais de 75 anos, com 3.700 mortes. A estimativa é relacionada a todo o verão daquele ano e não apenas aos quatro episódios de ondas de calor. Só nestes períodos, cerca de 1,5 mil mortes foram associadas ao aumento das temperaturas.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o jornal francês, os especialistas consideram o verão de 2023 o quarto mais quente, desde 1900, da França. Porém, outros já tiveram um número maior de mortes: em 2022, o calorão rendeu quase 7 mil mortos.

“Estamos em um contexto de alterações climáticas, onde essas exposições ao calor tendem a aumentar com o tempo”, destacou Sébastien Denys, responsável pelas questões ambientais na SPF.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress