GERAL
STJ suspende prazo para Gladson Cameli apresentar defesa no caso da Operação Ptolomeu
A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta quinta-feira (8) a suspensão do prazo para a apresentação da defesa do governador do Acre, Gladson Cameli, no caso relacionado à Operação Ptolomeu.
De acordo com a decisão da ministra, o governador solicita a inclusão de todas as provas e fontes que respaldam a acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF).
A defesa alega que a denúncia do MPF se baseia em supostas conversas obtidas de e-mails e aplicativos de mensagens, mas todo o conteúdo dos dispositivos eletrônicos apreendidos não foi anexado ao processo. O documento detalha uma série de itens aos quais a defesa alega não ter tido acesso completo.
Até agora, o MPF não apresentou provas contra o governador. Segundo um dos advogados de Cameli, Pedro Ivo Velloso, “isso mostra que o pedido de afastamento do governador foi açodado e desnecessário”.
A decisão judicial determina algumas ações, incluindo a suspensão temporária do prazo para a apresentação da resposta do acusado, a abertura de vista ao MPF para esclarecer a origem de certos e-mails, e a solicitação à autoridade policial para fornecer os laudos periciais e outras informações relacionadas ao caso.
Além disso, a decisão ordena que toda a documentação da petição seja transferida para outro procedimento inquisitorial relacionado ao mesmo caso.
“Determino, ainda, a expedição de ofício (inclusive por e-mail) à autoridade policial, a fim de que encaminhe, à Coordenadoria da Corte Especial do STJ, no prazo de 48 horas, a íntegra, em meio digital, dos laudos periciais mencionados pelo acusado às fl. e-STJ 916/928, das quebras de sigilo bancário, fiscal e demais procedimentos cautelares, referentes ao caso Murano e que estejam na Superintendência da Polícia Federal do Acre, e de todo o material extraído dos bens eletrônicos apreendidos na fase inquisitorial e que guardem relação com o citado caso”, diz a decisão.
Leia a decisão na íntegra clicando AQUI.