CIDADES
Foliões driblam chuvas e trovões para curtir 2º dia de carnaval em Salvador: “Não vai parar a gente”
A chuva que atinge Salvador nesta sexta-feira, 9, não impediu milhares de foliões de curtirem o segundo dia de carnaval da capital baiana. Embalados por show de artistas como Daniela Mercury, Bell Marques, Claudia Leitte e Psirico, entre outros, turistas e locais lotaram as ruas soteropolitanas e revelaram ao Terra que nem ‘relâmpagos e trovões’ são capazes de acabar com a festa.
Figurinha carimbada no carnaval de Salvador todos os anos, o eletricista Júnior Pinha, de 45 anos, não desanimou com a chuva. Morador de Candeias, na Região Metropolitana, ele veio à capital baiana com a esposa Jaciara.
“Fazer o quê? Era pra estar fazendo sol porém, com chuva ou sem chuva, nós vamos curtir de boa. Pode chover, relampejar, trovoar”, brinca o eletricista. Para Júnior, o importante é aproveitar a folia: “Tem que ter consciência de que ‘tá’ chovendo e tentar curtir o máximo”.
Pela segunda vez no carnaval de Salvador, o coordenador de tecnologia João Carlos Guimarães, 32, conta que é apaixonado pela folia da capital baiana. Ele garantiu que, independentemente do clima, vai aproveitar a festa.
“Faça chuva ou faça sol, a gente vai animar aqui no carnaval, curtindo com a Claudinha (Leitte)”, promete.
Para o paulista, a dica é manter a imunidade ‘lá em cima’ e tentar se proteger da chuva. “Uma Vitamina C, uma capinha de chuva e tudo certo, a chuva não vai parar a gente, não”, afirma o turista.
Amor pelo axé
O engenheiro Manuel Ruivo, 42, é natural de Tatuí (SP) e curte o carnaval de Salvador pela primeira vez. Ele conta que se inspirou no amor da esposa pela Bahia e o axé e para decidir conhecer a folia soteropolitana este ano.
“Fui motivado pela minha esposa, que me mostrou o carnaval e me fez tomar gosto”.
A esposa de Manuel, Helen, brinca que é ‘veterana’ no carnaval de Salvador e que já frequenta a folia da capital baiana desde 1996, quando tinha seus “20 e poucos anos”. “Eu amo Axé”, resumiu.
O casal se divide nas dicas para curtir o carnaval em meio à chuva. Para Manuel, o temporal é uma possibilidade para se refrescar do calor intenso.
“A chuva é uma delícia, ajuda a amenizar o calor. Se tiver sol a gente vai, se tiver chuva também. O importante é se divertir, esse é o espírito do carnaval”, destaca.
Com a maquiagem intacta, Helen aconselha as foliãs: para manter o look, é preciso uma boa base, protetor solar e sombra com muito brilho. “Vou encarar a chuva, está uma delícia”, brinca.