MUNDO
Alasca confirma primeiro caso fatal do vírus Alaskapox
O Departamento de Saúde Pública do Alasca confirmou a morte de um idoso infectado pelo vírus Alaskapox no estado norte-americano.
O documento foi divulgado no último dia 9 de fevereiro. O idoso tinha um histórico de imunossupressão induzida por medicamentos, secundária ao tratamento do câncer.
“Este é o primeiro caso de infecção grave por Alaskapox que resultou em hospitalização e morte. O estado imunocomprometido do paciente provavelmente contribuiu para a gravidade da doença”, lê-se no documento.
O vírus foi revelado pela primeira vez em 2015. Em fevereiro deste ano, foram identificados sete casos de infecção. O vírus é um ortopoxvírus, e pertence ao mesmo gênero da varíola, conhecido por infectar mamíferos, incluindo humanos.
A morte do idoso pela doença é a primeira identificada fora do interior do Alasca. O caso demorou meses para ser ser diagnosticado, uma vez que os sintomas da doença se apresentaram leves.
O idoso notou um um inchaço vermelho na axila direita em setembro e foram-lhe receitados medicamentos. Contudo, seis semanas depois, os sintomas intensificaram.
O idoso foi hospitalizado em dezembro e foi submetido a vários testes e deu positivo a varíola bovina, no entanto, testes adicionais diagnosticaram o vírus Alaskapox.
O seu estado de saúde melhorou uma semana após uso de medicamentos por via intravenosa, no entanto, o idoso morreu no final de janeiro após sofrer de insuficiência renal e respiratória.