GERAL
Mestre Pirajá morre aos 74 anos; Capoeira de Pernambuco e de todo o nordeste está de luto
Marcondes Luiz Ferreira da Silva, de 74 anos, conhecido como Mestre Pirajá, morreu na manhã deste domingo (18), no Hospital de Recife, no estado de Pernambuco.
O Mestre de Capoeira Pirajá recebeu, no dia 31 de maio de 2022, o título de Doutor Honoris Causa pela a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante cerimônia no Auditório da Reitoria da UFPE. A indicação do mestre à honraria foi uma iniciativa do professor Henrique Gerson Kohl, do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE.
A honraria é concedida a personalidades eminentes que tenham contribuído para o progresso da universidade, da região ou do país, e que se distinguiram por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.
Quem é o Mestre Pirajá
O Mestre Pirajá, com 74 anos, era um dos mais experientes capoeiristas de Pernambuco. Ele é uma das importantes referências da capoeira de Pernambuco, tais como Mestre Espinhela; o Mestre Barrão, que é signatário de um dos maiores trabalhos nacionais e internacionais com a capoeira, com experiência local, nacional e internacional; Mestre Duvalle e outros que também se dedicaram à capoeira do nordeste brasileiro.
Marcondes contribuiu também para o desenvolvimento de um método específico de ensino da capoeira com a inclusão de conteúdos próprios, denominado Capoeira Pernambucana.
O Mestre Barrão, que é presidente e fundador do Grupo Axé Capoeira, usou suas redes sociais para lamentar a morte de Mestre Pirajá. Mestre Barrão teve o Mestre Pirajá como seu primeiro professor e, anos mais tarde, foi formado Mestre de Capoeira pelo próprio Mestre Pirajá.
“É com muito pesar que comunico a todos que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com esse grande homem e Mestre de capoeira, Mestre Pirajá, foi uma grande referência da capoeira pernambucana e sempre será lembrado no mundo da capoeira pelos seus ensinamentos e legado. Aonde tiver uma roda e um berimbau tocando vamos sentir sua presença. Muito obrigado Mestre por ter me introduzido no mundo da capoeira e pelo seus ensinamentos. Descance em paz meu Mestre”, finalizou Mestre Barrão.
O velório e o sepultamento será realizado no cemitério de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. O bairro de Casa Amarela foi um dos locais que mais revelou bons capoeiristas para o mundo da capoeira.