Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Mestre Pirajá morre aos 74 anos; Capoeira de Pernambuco e de todo o nordeste está de luto

Publicado em

Marcondes Luiz Ferreira da Silva, de 74 anos, conhecido como Mestre Pirajá, morreu na manhã deste domingo (18), no Hospital de Recife, no estado de Pernambuco.

O Mestre de Capoeira Pirajá recebeu, no dia 31 de maio de 2022, o título de Doutor Honoris Causa pela a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante cerimônia no Auditório da Reitoria da UFPE. A indicação do mestre à honraria foi uma iniciativa do professor Henrique Gerson Kohl, do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE.

A honraria é concedida a personalidades eminentes que tenham contribuído para o progresso da universidade, da região ou do país, e que se distinguiram por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.

Continua depois da publicidade

Quem é o Mestre Pirajá

O Mestre Pirajá, com 74 anos, era um dos mais experientes capoeiristas de Pernambuco. Ele é uma das importantes referências da capoeira de Pernambuco, tais como Mestre Espinhela; o Mestre Barrão, que é signatário de um dos maiores trabalhos nacionais e internacionais com a capoeira, com experiência local, nacional e internacional; Mestre Duvalle e outros que também se dedicaram à capoeira do nordeste brasileiro.

Marcondes contribuiu também para o desenvolvimento de um método específico de ensino da capoeira com a inclusão de conteúdos próprios, denominado Capoeira Pernambucana.

O Mestre Barrão, que é presidente e fundador do Grupo Axé Capoeira, usou suas redes sociais para lamentar a morte de Mestre Pirajá. Mestre Barrão teve o Mestre Pirajá como seu primeiro professor e, anos mais tarde, foi formado Mestre de Capoeira pelo próprio Mestre Pirajá.

“É com muito pesar que comunico a todos que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com esse grande homem e Mestre de capoeira, Mestre Pirajá, foi uma grande referência da capoeira pernambucana e sempre será lembrado no mundo da capoeira pelos seus ensinamentos e legado. Aonde tiver uma roda e um berimbau tocando vamos sentir sua presença. Muito obrigado Mestre por ter me introduzido no mundo da capoeira e pelo seus ensinamentos. Descance em paz meu Mestre”, finalizou Mestre Barrão.

O velório e o sepultamento será realizado no cemitério de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. O bairro de Casa Amarela foi um dos locais que mais revelou bons capoeiristas para o mundo da capoeira.

Propaganda
Advertisement