ENTRETENIMENTO
Projeto Semana das Pretas será realizado na capital acreana no início de março
A capital acreana contará entre os dias 4 e 8 de março com o projeto “Semana das Pretas”. A ação será realizada na Filmoteca (anexo à Biblioteca da Adonay Barbosa) e na Usina de Arte João Donato.
Na ocasião, haverão palestras, roda de conversa, exposição fotográfica e apresentação de espetáculo.
A ação é uma realização da artista Narjara Saab e produção da Acreativa, com financiamento da prefeitura de Rio Branco, por meio do Fundo Municipal de Cultura do edital de Arte e Patrimônio 2023 da Fundação Elias Mansour.
Objetivo é celebrar a mulher preta, sua história, conquistas, a luta contra o racismo e a faltade acesso a recursos econômicos e a política social eficazes.
Segundo Narjara, são várias mulheres pretas , residentes e atuantes na cidade de Rio Branco, que protagonizarão debates importantes utilizando como ferramentas principais o convite ao diálogo e as linguagens artísticas em geral.
Confira a programação:
Dia 04/03/24, às 19h, na Filmoteca – Anexo à Biblioteca Adonay Barbosa: PALESTRA: A Lei 10.639/03 – Os desafios para garantir o ensino eficaz da história e da cultura afro-brasileira nas escolas.
Palestrante: Sandra Buh
Dia 05/03/24, às 19h, na Filmoteca – Anexo à Biblioteca Adonay Barbosa: RODA DE CONVERSA: Pretas da Quebrada com a convidada especial Natielly Castro, que vai falar sobre a realidade da mulher negra da periferia de Rio Branco.
Dia 06/03/24, às 19h, na Filmoteca – Anexo à Biblioteca Adonay Barbosa: PALESTRA: Pretas Notáveis: mulheres negras que furaram o bloqueio do racismo. Palestrante: Narjara Saab.
Dia 08/03/24, às 18h, na Usina de Arte João Donato: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Pretas Notáveis de Rio Branco – Por Narjara Saab*, que reúne o registro de 10 mulheres negras residentes e atuantes na cidade de Rio Branco/AC e que atuam em profissões e atividades onde não há uma significante representatividade da população negra.
Às 19h30, na Usina de Arte João Donato: APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO Pretas: Da Escravidão à Resistência, onde será contada e cantada a trajetória da mulher negra no Brasil.