CIDADES
Chuvas torrenciais provocam inundações e desalojados em Assis Brasil, na fronteira com o Peru
O Rio Acre atingiu a marca de 12,12 metros em Assis Brasil e já provocou o desabrigamento de dezenas de famílias na região, conforme relato da Defesa Civil Municipal.
O aumento significativo do nível do rio, que subiu mais de cinco metros em apenas 24 horas, é resultado de chuvas intensas que alcançaram aproximadamente 180 milímetros. A situação se agravou nesta quinta-feira, 22.
De acordo com os primeiros dados oficiais, 54 famílias tiveram que deixar suas residências. Dentre elas, 12 foram realocadas para a escola Maria Ferreira, 27 encontraram abrigo no Ginásio Sidney Nascimento e 15 buscaram acolhimento junto a familiares.
A inundação atingiu algumas ruas próximas aos igarapés já a partir da tarde de quarta-feira, 21. O transbordamento de valas e bueiros, somado ao acúmulo de lixo, demandou uma ação emergencial de desobstrução dos canais pela equipe da prefeitura.
Diante desse cenário, o prefeito Jerry Correia ressaltou a importância de seguir todas as diretrizes estabelecidas no Plano de Ação da Defesa Civil do município.
“Nossas equipes já estão nas ruas desde cedo para avaliar os danos e levantar a situação, incluindo na zona rural, onde todos os igarapés transbordaram. Locais que nunca foram afetados por alagamentos foram impactados pela forte chuva”, afirmou o prefeito.
As secretarias de Assistência Social, Obras, Agricultura e Meio Ambiente estão mobilizadas na remoção das primeiras famílias que se encontram em áreas de risco no município de Assis Brasil.