GERAL
População do Acre demonstra pouco interesse na vacinação contra dengue
A procura pela vacina Qdenga, que combate a dengue, está sendo considerada “tímida” nos municípios onde a campanha de prevenção está em andamento, de acordo com o núcleo de farmacovigilância da Secretaria de Saúde do Acre.
Daila Timbó, chefe do setor, relatou que a vacina, que começou a ser aplicada em 16 de janeiro, tem tido uma procura abaixo das expectativas. “Estamos vacinando adolescentes de 10 e 11 anos, mas a procura tem sido tímida. Convidamos os pais e responsáveis a aproveitar essa oportunidade de vacinar seus filhos, já que a dengue tem se mostrado tão endêmica e perigosa, representando um risco para as pessoas. Estamos funcionando em horário diferenciado, inclusive nos finais de semana e feriados, para facilitar o acesso à vacina, levando em consideração a questão do horário de trabalho”, afirmou.
O Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais, CRIE, tem funcionado em finais de semana e feriados das 8h às 12h e das 14h às 18h, na avenida Getúlio Vargas, 595 (veja mais locais de vacinação abaixo).
Acrelândia: UBS Norton Vitorino;
Bujari: UBS Raimunda Porfírio;
Jordão: UBS Antonio Rodrigues Dourado;
Plácido de Castro: UBS João de Deus;
Capixaba: Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro;
Rio Branco: Crie, Policlínica Barral y Barral e Urap Eduardo Assmar;
Senador Guiomard: UBS Maria do Socorro;
Manoel Urbano: UBS Inácio Ribeiro;
Sena Madureira: UBS Lauro Fontes e UBS Aguinado Nunes;
Santa Rosa do Purus: UBS Paulo Alcione Marques;
Porto Acre: UBS Maria Soledade Soares Gadelha;
Vila Incra: UBS Raimunda Bitencount;
Vila DO V: UBS Ilda Barbosa de Souza;
Tocantins: UBS Álvaro Araújo Nobre;
Vila Caquetá: UBS Daniel Gledsom Lucena;
O Acre enfrenta uma situação de emergência devido à dengue desde o dia 5 de janeiro, após o estado registrar um aumento alarmante de 106% nos casos da doença em 2023. De acordo com dados do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), foram notificados 5.445 casos de dengue entre janeiro e início de dezembro de 2023, dos quais 3.755 foram confirmados como positivos.
Para aqueles interessados em receber a vacina QDenga, é necessário comparecer aos locais de vacinação munido de documento de identificação, cartão do SUS e caderneta de vacinação, acompanhados por um responsável legal.