POLÍCIA
PF apreende 800 kg de carne em operação contra contrabando na fronteira
A Polícia Federal deflagrou na quinta-feira, 22, a Operação Câmara Fria, com o objetivo de combater um grupo criminoso envolvido no contrabando de alimentos para a Bolívia, através da fronteira entre Rondônia e Guajará-Mirim. A ação foi desencadeada após a apreensão de 800 kg de carne de origem animal em uma embarcação no Rio Mamoré, que tinha como destino o país vizinho.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade, com autorização da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia. A investigação tem como foco desmantelar essa rede de contrabando que utiliza o meio fluvial para realizar suas atividades ilícitas.
Os envolvidos nesse esquema criminoso podem ser responsabilizados pelo crime de contrabando, com penas que podem chegar a até 10 anos de prisão, caso sejam condenados.
O nome da operação, “Câmara Fria”, faz referência à forma de armazenamento utilizada pelos contrabandistas para os alimentos ilegais.
“A Polícia Federal segue empenhada em combater o contrabando e garantir a segurança e a legalidade nas fronteiras do país. A operação representa mais um passo importante no combate a essas práticas ilegais que prejudicam a economia e a saúde pública”, diz a instituição.