Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Enchente histórica atinge Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre; milhares de pessoas foram afetadas

Publicado em

Vídeo de Almir Andrade

As cidades de Brasiléia e Epitaciolândia estão enfrentando uma enchente severa nos últimos dias. Com o Rio Acre atingindo a marca de 14,90 metros e sem sinal de vazante, essas cidades estão lidando com a segunda maior enchente de sua história, superando a marca de 2012, que já era bastante significativa.

Em Brasiléia, a situação é especialmente grave, com mais de 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas devido à enchente deste ano. A parte baixa da cidade está completamente inundada e as águas estão começando a se acumular também em pontos mais altos, como nas imediações do Ginásio Coberto. Para abrigar as famílias afetadas, foram preparados 12 abrigos, onde também foram acolhidos 138 indígenas, incluindo adultos e crianças.

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, fez um apelo às autoridades do governo federal e estadual, destacando a gravidade da situação na cidade. Dos 11 bairros, 9 estão alagados e também há pontos de isolamento na zona rural.

Continua depois da publicidade

Em Epitaciolândia, embora a geografia seja um pouco mais favorável em relação ao rio, mais de 1.700 pessoas estão desabrigadas e 1.500 desalojadas em três bairros afetados. A prefeitura montou oito abrigos para receber essas famílias e a Defesa Civil já está atendendo mais de 200 famílias nessa região.

Lembrando que essas duas cidades estão entre as 17 no Acre que tiveram situação de emergência decretada, e o reconhecimento da Defesa Civil Nacional e do Governo Federal foi realizado recentemente. Até o momento, mais de 11,2 mil pessoas já foram obrigadas a deixar suas casas, sendo que 5.578 estão desabrigadas e 5.703 desalojadas, de acordo com informações do governo estadual.

Acompanhe o vídeo abaixo:

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress