Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

OMS alerta para a epidemia global da obesidade; mais de 1 bilhão de casos

Publicado em

Um estudo publicado na revista científica The Lancet, em 29 de fevereiro de 2024, revelou que a obesidade entre adultos mais que duplicou de 1990 a 2022 e quadruplicou nas crianças e adolescentes com idades de 5 a 19 anos. De acordo com a pesquisa, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo viviam com obesidade em 2022. O estudo contou com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contribuiu para a recolha e análise dos dados, utilizando informações de 3.663 estudos de base populacional com 222 milhões de participantes em 200 países e territórios.

Os mais de 1 bilhão que viviam com obesidade em 2022 incluem 159 milhões de crianças e adolescentes e 879 milhões de adultos. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou a importância de prevenir e controlar a obesidade desde o início da vida até à idade adulta, por meio de dieta, atividade física e cuidados adequados.

O estudo também apontou que as taxas de subnutrição diminuíram, mas ainda representam um desafio de saúde pública em muitos locais, especialmente no Sudeste Asiático e na África Subsaariana. Em 2022, os países com as maiores taxas combinadas de baixo peso e obesidade foram as nações insulares do Pacífico e do Caribe, as do Oriente Médio e do Norte da África. O estudo ressalta a necessidade de esforços coordenados entre governos, comunidades e setor privado para lidar com essa questão global de saúde pública.

Continua depois da publicidade

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress