Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Cruzeiro do Sul em alerta: nível do Rio Juruá atinge 13,75 metros e afeta 12 mil moradores

Publicado em

A situação em Cruzeiro do Sul é alarmante, com o Rio Juruá atingindo a marca de 13,75 metros nesta segunda-feira, 4. Cerca de 3 mil famílias, totalizando 12 mil pessoas, enfrentam as consequências da cheia do rio em 12 bairros e 9 comunidades rurais da região.

A prefeitura agiu rapidamente, removendo nove famílias de suas casas e oferecendo abrigo na Escola Municipal Corazita Negreiros, localizada no Bairro do Telégrafo. Outras 12 famílias encontram-se hospedadas na residência de familiares. A interrupção do fornecimento de energia elétrica já afeta o Centro da cidade, com 19 imóveis sem luz.

Os bairros mais afetados pelas inundações são Saboeiro, Cruzeirinho, São Salvador, Manoel Terças, Lagoa, Beira Rio, Várzea, Remanso, Cobal, Miritizal, Olivença e Cohab. Nas comunidades rurais de Laguinho, Florianópolis, Tapiri, Valparaíso, Boca do Môa, Mirim, Praia Grande, Estirão do Remanso e Estirão do São Luiz a situação não é diferente.

Continua depois da publicidade

Diante do aumento do número de famílias atingidas pela cheia do Rio Juruá, a prefeitura convocou seus parceiros para auxiliar no socorro às pessoas afetadas. As ações incluem o monitoramento da situação diretamente no local e com o uso de tecnologia avançada, além da remoção das famílias para abrigos públicos. O Exército Brasileiro entrou em ação no domingo por meio do Comando de Fronteiras Juruá/61° Batalhão de Infantaria de Selva- BIS.

O comandante da corporação, Tenente-Coronel Gustavo Moreira Matias, assegurou que estão prontos para mobilizar mais de 100 homens e recursos adicionais conforme necessário. A prefeitura também está preparada com uma equipe composta por 10 caminhões e 15 barcos e lanchas para oferecer suporte às famílias atingidas pela enchente. A colaboração dos parceiros como o Governo do Estado, Exército e Marinha é fundamental nesse momento desafiador. Além da Escola Corazita Negreiros, outras quatro escolas municipais estão preparadas para acolher as famílias necessitadas.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress